De acordo com comunicado expedido pela Secretaria de Saúde de Califórnia, uma mulher de 48 anos deu entrada no centro de Saúde municipal apresentando sintomas respiratórios leves na manhã desta quarta (3). Depois do relato da sua situação clínica foi realizado o teste rápido para Covid 19 onde o mesmo se positivou. A filha da paciente, em entrevista telefônica Rádio Califórnia, disse que também realizou o teste e este por sua vez deu negativo, contrariando boatos que de mãe e filha teriam testado positivo, porém, por segurança, foi orientada para que permanecesse em quarentena.

Segue abaixo o comunicado na íntegra:

Comunicado

A Secretaria Municipal de Califórnia vem comunicar a respeitável população, que no dia 03 de junho de 2020,  as aproximadamente às 8 horas do período diurno, paciente do sexo feminino idade 48 anos deu entrada no centro de Saúde municipal apresentando sintomas respiratórios leves. Depois do relato da sua situação clinica foi realizado o Teste Rápido para Covid 19 onde o mesmo se Positivou.

Após o resultado foi colhida amostra para o teste definitivo, padrão ouro de resultado “NT-PCR Swab” e encaminhado ao LACEN (Laboratório Central do Paraná) órgão oficial para emissão dos resultados confirmatórios. Foram tomadas medidas Sanitárias constadas no Protocolo estabelecido dentro do plano de Contingenciamento Estadual e Municipal para, conduta da paciente. Devido aos sintomas brandos da paciente, conforme protocolo citado a mesma foi encaminhado para casa, onde será acompanhada pela equipe de epidemiologia durante o prazo de 15 dias.

A secretaria municipal de  saúde vem informar que as medidas preventivas e profiláticas foram tomadas e reforça que as ações como o uso de mascara, evitar aglomerações, higienização constante das mãos com álcool 70° ou sabão, são essenciais para evitar a contaminação ampliação dos casos e mesma se encontra a disposição dentro do telefone 43 999553784 para duvidas e  assim superarmos juntos esse momento.

Pedro Antonio Firmo da SilvaSecretário Municipal de Saúde

Rayssa Marques Ravaneda Coordenadora de epidemiologia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui