Imagem: Shammiknr/Pixabay

No Boletim Epidemiológico emitido pela Secretaria Estadual da Saúde (SESA) na tarde desta terça-feira(28) confirma que o município de Califórnia tem 12 casos de Dengue, sendo seis somente na última semana e 10 registrados em praticamente 15 dias.

Os casos da doença avançaram muito nas últimas semanas. O Paraná registra hoje 13.693 novos casos, somente na última semana e atinge o número total de 142.098, o que é alarmante.

De janeiro até agora os casos de Dengue no Estado saltaram de 5.343 (informações do primeiro Boletim do ano em 7 de Janeiro) para os mais de 142 mil registrados hoje.

Bastaram quatro meses para que o Estado chegasse a 216 municípios com epidemia e 26 em alerta. Óbitos subiram de 2 (dois) em janeiro para 111 até esta semana.

ZIKA NA REGIÃO

Mais um caso de Zika é confirmado em nossa região. O alerta para a confirmação de três casos de zika, sendo um caso registrado em uma gestante, no município de Cambé. O caso é autóctone, foi registrado em uma mulher de 30 anos, diagnosticada no primeiro trimestre de gravidez e que teve resultado de exame sorológico cruzado para dengue e zika.

A gestante está bem e segue com acompanhamento pré-natal na rede pública de saúde.

O zika durante a gravidez é preocupante, pois o vírus pode ser transmitido para o feto, podendo levar lesões cerebrais e neurológicas irreversíveis. A possibilidade desta transmissão só pode ser verificada entre a 18ª e a 20ª semana de gravidez, com a realização de exame de imagens.

Os outros dois casos de zika confirmados nesta publicação são: um de Assaí, também autóctone, e um de Curitiba, considerado importado.

As medidas de prevenção e controle da zika são as mesmas da dengue e chikungunya e todas são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. “A primeira medida de combate e a mais eficaz é a remoção dos criadouros do mosquito, eliminando os recipientes que possam acumular água”, afirmou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto. “Estas doenças matam ou podem deixar sequelas, por isso temos o dever como cidadão de participar deste combate”, complementou.

SITUAÇÃO DOS MUNICÍPIOS NAS PROXIMIDADES DE CALIFÓRNIA 

A Dengue se espalhou rapidamente pela região, atingindo os municípios próximos a Califórnia:

  • Apucarana – são 397 casos confirmados e 317 em investigação. Na semana passada eram 218. Um aumento de 99 casos.
  • Marilândia do Sul – tem 57 casos confirmados e 39 em investigação. No início de Abril o município registrava 27 e somente na última semana se confirmaram mais 17 casos.
  • Arapongas – Tem 221 casos. Os mesmos da semana passada.
  • Mauá da Serra – tem 23 casos confirmados e há 43 em investigação. Na semana passada os casos eram 22.
  • Rio Bom 3 casos confirmados. Na semana passada eram 2.
  • Faxinal – confirmou 170 casos. 30 casos a mais que na semana passada que eram 140.
  • Jandaia do Sultem 101 casos. O que chama a atenção é que Jandaia tinha 43 na semana passada. Mais que dobrou em uma semana.

A 16ª Regional de Saúde, que compreende 17 municípios da região, somam juntos 1.520 casos e desses 1.281 são autóctones.

Confira os dados dos outros municípios no Boletim completo emitido pela Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Paraná, no link abaixo:

http://www.dengue.pr.gov.br/arquivos/File/BoletimDengue36_2020.pdf

A DENGUE MATA

A dengue mata. Além de que a doença traz um sofrimento enorme para as pessoas que são contagiadas.

O grande problema da dengue são os focos onde o mosquito se prolifera. Surpreende que mesmo numa época de estiagem os locais de acúmulo de água permaneçam nos quintais das residências, responsáveis absolutos pela localização de focos.

(Informações confirmadas pela SESA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui