A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atualizou na tarde desta terça-feira (2) os casos em investigação de coronavírus no Paraná. Ao todo são sete novos suspeitos da doença, totalizando 14 casos em análise.

Os novos casos estão em Curitiba (5) e Foz do Iguaçu (2). Trata-se de cinco mulheres e dois homens que estiveram em locais como Alemanha, França e Itália.

Além dos sete novos casos, há aqueles que estão em análise na região próxima a Califórnia:

  • Em Maringá, uma mulher de 39 anos, que chegou da Itália no dia 20/2, teve o início dos sintomas no dia 26/2 e a coleta para análise foi feita no dia 28/2.
  • Outro caso de Maringá é um homem de 24 anos, que chegou de uma viagem à Itália, França e Alemanha no dia 25/2. Os sintomas se iniciaram em 27/2 e no mesmo dia foram coletadas amostras para análise.
  • Em Cascavel, uma mulher de 39 anos, que chegou de viagem no dia 25/2, vinda da Malásia, Tailândia e Itália e que teve os sintomas manifestados no dia 26/2, teve as amostragens coletadas no dia 27/2
  • Outro caso é de Londrina, uma mulher de 28 anos, que chegou da Alemanha em 20/2 e teve os sintomas apresentados em 27/2 com a coleta de exames para análise em 02/03.

As informações com os dados oficiais da doença no Paraná podem ser acessadas através do boletim diário divulgado no site da Sesa.

Pacientes que chegaram de viagem ao exterior, principalmente à Europa, tem demonstrado sintomas semelhantes ao Covid-19 – Imagem: Pixabay
O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Os tipos de coronavírus conhecidos até o momento são:
  • Alpha coronavírus 229E e NL63.
  • Beta coronavírus OC43 e HKU1
  • SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave ou SARS).
  • MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio ou MERS).
  • COVID-19: novo tipo de vírus do agente coronavírus, chamado de novo coronavírus, que surgiu na China em 31 de dezembro de 2019.
Novo coronavírus (COVID-19)

O novo agente do coronavírus, chamado de novo Coronavírus (COVID-19), foi descoberto no fim de dezembro de 2019 após ter casos registrados na China. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

(Com informações da SESA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui