Nesta quarta (29), por volta das 10h da manhã, uma moradora de Califórnia procurou o Destacamento de Polícia Militar da cidade, para registrar um Boletim de Ocorrência por golpe sofrido de celular clonado.

Segundo a vítima, ela teria depositado a quantia de R$ 500,00 em uma conta da Caixa Econômica Federal, depois do pedido de um número que correspondia ao do seu amigo, que teve o celular clonado.

Ela informou que outras pessoas também caíram no mesmo golpe depositando o dinheiro.

A clonagem de celulares tem sido cada vez mais ampla e os “meliantes” de plantão, após fazerem a clonagem, usam o WhatsApp da pessoa passando-se por ela e pedindo ajuda financeira.

As histórias são muito parecidas e os golpistas conseguem entrar até mesmo nos grupos de WhatsApp, se passando pela vítima que teve o celular clonado.

A orientação é para que, ao receber pedidos de ajuda financeira, se confirme primeiramente, direto com a pessoa que pediu, através de um outro telefone ou contato.

Em Curitiba, na última sexta-feira, a gerente de uma franquia de lojas muito conhecida, teve o seu celular clonado. O grupo da sua família recebeu um alerta, através de um dos membros,  que alguém havia clonado o celular da dela. O meliante, que teria feito a clonagem, tentou ainda desmentir a pessoa no próprio grupo, causando, de início, uma dúvida que foi sanada em poucos minutos por outros membros do da rede.

Coincidentemente, logo após a primeira clonagem, outra pessoa do grupo da mulher também passou pela mesma experiência.

Quais os cuidados a serem tomados? Não clique em links de mensagens compartilhadas, mesmo as enviadas por amigos próximos, sem ter a certeza de que o link é seguro.

Baixe um antivírus no celular para ajudá-lo a evitar links duvidosos ou maldosos.

Todo o cuidado é pouco quando o assunto é “navegar pela rede”.

Abaixo você encontrará uma informação de como evitar a clonagem do seu celular.

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2017/03/whatsapp-clonado-veja-como-se-proteger-para-ninguem-acessar-sua-conta.html

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui