Um incêndio de grandes proporções,  que teve início por volta das 20h30, tomou conta de uma mata que fica às margens do bairro do Rodeio em Califórnia, nesta terça-feira (10).

O incêndio acabou atingindo a área de propriedade do Dr. Armando Gracioli. Os caseiros do local, Alexandre da Silva e Ivone da Silva, como primeira providência, retiraram os animais do pasto onde o fogo começara e os levaram para outra parte da propriedade.

                           O incêndio teve início no lado do bairro do Rodeio                                 Foto: Antonio Carlos

Segundo Alexandre, logo após separar os animais, eles se dirigiram para a porteira para aguardar a chegada do socorro que já haviam acionado.

Ivone falou que graças à Deus o incêndio não atingiu a área das casas na propriedade e os danos foram somente à vegetação.

                      Por causa da mata seca o incêndio proliferou muito rápido                         Foto: Antonio Carlos M. Ferreira

 

Uma equipe do corpo de bombeiros de Apucarana chegou ao local por volta das 21h30 quando o fogo já havia subido o morro e atingido também as árvores secas no local.

A proporção assustava quem passava pela Rodovia BR-376 e para os moradores da área central e áreas mais elevadas da cidade, de onde podiam avistar o incêndio.

A colheita do trigo já havia acontecido no local da propriedade e já estavam gradeando boa parte da área, o que impediu que o fogo se alastrasse ainda mais. Dois tratores ajudaram no local e moradores da propriedade foram decisivos na ajuda do combate ao fogo.

Segundo o morador do bairro, Anailson Gomes da Rocha,  que viu o início do incêndio, disse que o fogo teria começado às margens da UBS, subindo em direção ao morro e cercando o mesmo.

             De longe era possível ver as altas chamas que tomaram conta da área            Foto: Antonio Carlos M. Ferreira

 Depois de cerca de meia hora no local, nós falamos com o Soldado Makhorin, que comandava a Guarnição do Corpo de Bombeiros de Apucarana, e ele informou que, devido à queda da temperatura, o fogo diminuíra e a equipe iria fazer o esfriamento e abafamento usando bombas manuais e abafadores. A ideia era começar na base do morro e subir apagando os focos que ainda existiam. Segundo o soldado, a vegetação ao redor do fogo era seca e novos focos poderiam começar.

A Polícia Militar, do Destacamento de Califórnia, estava no local e segundo o soldado Moreira , não havia ainda a confirmação de como o incêndio começara, porém alguns populares informaram que teria começado com uma fagulha no lado do bairro, defronte à UBS Mario Farah.

O incêndio foi controlado e nossa equipe deixou o local, onde os bombeiros ainda trabalhavam no rescaldo e com abafadores, tentando impedir novos focos.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui